Avançar para o conteúdo

Como funciona o atendimento para adultos?

Durante o primeiro encontro com cada paciente é convidado a falar sobre o que motivou buscar a psicoterapia e em conjunto são identificados quais as questões envolvidas nos seus conflitos, sintomas e mal-estar que levou ao seu tratamento. A partir disso algumas perguntas são formuladas, perguntas estas que irão viabilizar e orientar a sequência do tratamento. Nas sessões seguintes passamos a elaboração dos significados das questões apresentadas com base na própria singularidade, histórias, no seu passado, na sua própria personalidade e experiências de vida, permitindo encontrar vivencias que marcaram aquele paciente, situações que se repetem e formular novas soluções para os problemas que lhes dizem respeito.
As sessões normalmente duram cerca de 45 minutos e podem variar dependendo da necessidade de cada sessão. Para a psicanálise o tempo de sessão é utilizado como um recurso, uma forma de marcar pontos importantes que foram ditos e de mover o tema para novas questões e avançar o trabalho analítico promovendo a elaboração que pode ajudar o sujeito a se reposicionar diante de seus questionamentos, lutos e angústias.
O psicólogo e psicanalista não faz indicação de medicação, mas uma vez avaliada a necessidade de uso de medicamentos, o paciente é encaminhado ao médico psiquiatra para acompanhamento em conjunto com a psicoterapia. É importante lembrar que o processo de tratamento, além da escuta atenta do especialista, pode variar dependendo da vontade e da participação do paciente no processo terapêutico.

Qual o objetivo da psicoterapia infantil?

As crianças e os adolescentes estão em fases de descobertas e mudanças constantes. As crianças usam a criatividade para criar respostas diante do desconhecido, enquanto os adolescentes são colocados à prova com relação aos seus afetos, autonomia e tomada de decisão que podem causar mudanças de comportamento e criar medo em ambas às fases. Quando as crianças e os adolescentes não conseguem lidar com os seus sentimentos, pensamentos ou acontecimentos e o silêncio ou isolamento se apresentam como mudanças comportamentais, é um bom alerta para cuidar da saúde mental do seu filho (a), mas também precisamos ficar alerta com os excessos e agitações em alguns casos.

As crianças e os adolescentes estão em fases de descobertas e mudanças constantes. As crianças usam a criatividade para criar respostas diante do desconhecido, enquanto os adolescentes são colocados à prova com relação aos seus afetos, autonomia e tomada de decisão que podem causar mudanças de comportamento e criar medo em ambas às fases. Quando as crianças e os adolescentes não conseguem lidar com os seus sentimentos, pensamentos ou acontecimentos e o silêncio ou isolamento se apresentam como mudanças comportamentais, é um bom alerta para cuidar da saúde mental do seu filho (a), mas também precisamos ficar alerta com os excessos e agitações em alguns casos. Esse cuidado nessa fase inicial da vida é tão importante para que não tenhamos prejuízos maiores nos próximos passos. Cuidar da saúde mental das crianças significa prevenir a saúde mental dos jovens e ajudar os adultos a compreender e expressar melhor as suas emoções. Para promover cuidado e a atenção com a saúde mental da criança, a psicoterapia infantil utiliza a técnica da ludoterapia com objetivo de ajudar cada criança a expressar suas emoções por meio da brincadeira, podendo assim desenvolver seus sentimentos, frustrações, tensões, ansiedades, medos e confusões, ressignificando acontecimentos traumáticos.

O psicólogo assume o papel de colaborador, ajudando os pais a identificar os conflitos e a encontrar melhores alternativas para resolvê-los, costumo dizer aos pais que atendo que a terapia infantil é um trabalho em equipe com objetivo de decifrar o que a criança e jovem estão comunicando por meio de um comportamento que não pode ser expresso verbalmente. Para o atendimento iniciamos o trabalho com uma sessão com os responsáveis antes de receber a criança ou jovem no consultório. A função desta sessão inicial é traçar o histórico infantil, compreender a dinâmica social em que a criança está inserida e compreender as principais queixas apresentadas pela família para que assim possa ser preparado o atendimento individualizado. Nas sessões com a criança é respeitado sua interação e abertura para o início e continuidade do trabalho, construindo um espaço de segurança para que ela possa se expressar, enfrentar seus medos e criar resoluções para conflitos internos, aliviando os sintomas.

Não atendo planos de saúde, mas alguns convênios oferecem a possibilidade de reembolso do valor total ou parcial pago nas sessões de psicoterapia, se for do seu interesse confira as regras do seu plano. Caso o seu plano não tenha essa opção, você pode incluir o valor das notas fiscais nas despesas médicas do seu imposto de renda. O pagamento poderá ser feito com dinheiro, pix, boleto ou transferência bancária.